Maldonado é descrito como o primeiro secretário do condado de descendência porto-riquenha na história de Nova Jersey, enfatizando sua importância histórica e representação na esfera política do estado. Conquistou uma extensa carreira no serviço público, abrangendo mais de 35 anos, incluindo cargos como vereador, presidente da Agência de Desenvolvimento de Jersey City e presidente do Conselho de Comissários da Autoridade de Habitação de Jersey City.
Além de sua carreira política, Maldonado tem uma rica experiência na aplicação da lei, tendo servido como detetive no Gabinete do Promotor do Condado de Hudson e na Força de Ataque de Narcóticos/Jogos de Azar. Sua formação militar na Marinha dos Estados Unidos também é mencionada, destacando seu desempenho como Homem de Honra da Companhia.
Enfatiza-se ainda o envolvimento de Maldonado na comunidade de Jersey City, incluindo sua liderança em organizações e comitês locais, bem como seu apoio a diversas iniciativas educacionais e culturais. Ele é retratado como um cidadão ativo e comprometido com o bem-estar de sua comunidade.
“E. Junior Maldonado está atualmente cumprindo seu segundo mandato como Escrivão do Condado de Hudson, Nova Jersey, e tem orgulho de ser o primeiro Escrivão do Condado de ascendência porto-riquenha a servir no estado de Nova Jersey. Ele também atua atualmente como Tesoureiro da Associação de Oficiais Constitucionais de Nova Jersey. Abrangendo uma carreira experiente de 35 anos na aplicação da lei e no serviço público, o Escriturário Maldonado esteve fortemente envolvido na comunidade de Jersey City, onde residiu durante toda a sua vida. Anteriormente, Maldonado serviu na Marinha dos Estados Unidos e é ex-aluno da prestigiada Universidade Rutgers. Ele também é o primeiro presidente da NALEO nascido em Porto Rico e grego latino, membro fundador da Lambda Sigma Upsilon Latino Fraternity em sua alma mater”.