Rua Hygino Muzy Filho, 737, MARÍLIA - SP contato@latinoobservatory.org
IMG-LOGO
Início / Quem Somos

Quem Somos

Quem Somos

O Latino Observatory é um projeto de pesquisa acadêmica vinculado ao Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, uma atividade sem fins lucrativos. Também faz parte do Instituto de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).


O projeto tem por objetivo acompanhar os principais temas políticos, econômicos e culturais da comunidade de origem latino-americana nos Estados Unidos. Este acompanhamento irá alimentar este website com informações atualizadas, destacando as principais notícias, cujos links serão informados no portal. Também serão realizadas análises de conjuntura acerca desses eventos selecionados. Em paralelo a isso, serão organizadas atividades acadêmicas como seminários, entrevistas e a publicação de estudos. Concomitantemente ao website, foram criadas outras formas de interação por meio de mídias sociais. Para atingir seus fins, o portal está disponível nos idiomas português, inglês e castelhano, com similar conteúdo.


O projeto conta com a colaboração de estudantes de graduação do curso de Relações Internacionais da Unesp, Campus de Marília. Os alunos foram agraciados com bolsas de iniciação científica (IC) da Reitoria da Unesp e do INCT-INEU.


Por que estudar a comunidade latino-americana nos Estados Unidos?


A população de origem latino-americana nos Estados Unidos, os chamados “latinos” ou “hispânicos” é de aproximadamente 60 milhões de pessoas, ou quase 20% do total. Este enorme contingente, que mantém muitas de suas raízes culturais e linguísticas, tem ampliado substantivamente a sua influência nos assuntos políticos, sociais e econômicos do país. Se a contribuição econômica da comunidade latina/hispânica nos Estados Unidos estivesse agrupada num único país, este teria o oitavo maior PIB do mundo. 


Entretanto, esta comunidade não é uma massa uniforme, apesar do grande percentual da população de origem mexicana. Há um peso específico de descendentes de cubanos, costa-riquenhos, venezuelanos, dominicanos, brasileiros e colombianos, entre outros. Suas pautas políticas e suas identidades também são distintas, assim como a posição de seus membros na estrutura social do país.


Nesse sentido, para os pesquisadores que tratam de compreender os movimentos políticos, sociais e econômicos da nação hegemônica no mundo, é de fundamental importância se ater a esse aspecto específico da sociedade estadunidense. Surge daí a criação de um Observatório das atividades da comunidade latina/hispânica para acompanhar as suas demandas, as suas formas de articulação, as manifestações políticas e culturais, bem como as suas aspirações se refletem na estrutura social dos Estados Unidos como um todo.


Afiliação: O Latino Observatory está vinculado academicamente com a principal rede de estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, o INCT-INEU, e com o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-Unesp). Entretanto, a responsabilidade pelo conteúdo e opiniões divulgadas no Latino Observatory recai sobre seus coordenadores, exceto os textos assinados por seus autores. 


Nosso conteúdo está disponível nas seguintes redes sociais:


LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/latino-observatory/

Instagram: @latinoobservatory

Twitter: @LatinoObserva

Facebook: @latinoobservatory


Contato: por meio de nossas redes sociais ou pelo e-mail: latinobservatory@latinobservatory.org 

IMG
Pesquise uma notícia: